quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Minha Escola eu amo eu cuido






No inicio do ano a escola realizou encontros de formação para os professores com a temática “Projetos, interdisciplinaridade e técnicas pedagógicas”. A professora Windiz Ferreira foi convidada para facilitar este processo. Houve dois encontros com toda a equipe e na sequência foi criada uma comissão para construção do documento preliminar do Projeto guarda-chuva que a escola definiu para este ano letivo de 2010. Este projeto abarcará todos os demais projetos que visamos desenvolver este ano.
A comissão concluiu a versão preliminar do documento. Os demais membros da escola receberam o mesmo por email, opinaram e a versão final foi enviada a SEDEC e disponibilizada para a comunidade escolar.

No entanto, a participação ainda é relativa e outros problemas como a violência na escola e o excesso de demandas de caráter burocrático são os maiores entraves para a plena realização deste projeto.
Outra ação do PPP que estamos tentando desenvolver é a parte da diagnose dos níveis de escolaridade dos alunos do fundamental I, II e EJA. A proposta de construção dos portfólios de cada aluno foi estendida as três modalidades de ensino. Mas conseguimos a participação mais efetiva, apenas dos professores das séries iniciais (fundamental I).
Esta situação está nos levando a seguinte reflexão: como encaminhar a construção de portfólios nas diferentes modalidades de ensino? O que nos vem é a idéia de construir instrumentos semi-estruturados, com pequenas entrevistas psicopedagógicas e uma ficha de acompanhamento a ser preenchida tanto pelo professor como pela equipe técnica.
Dentre as ações e pontos positivos que vimos alcançando podemos citar: a própria elaboração de projetos da escola; a participação dos pais e ou cuidadores na reunião de pais; realização dos encontros de planejamento com modalidades de ensino; ativação do laboratório de informática; e a formação da parceria entre a escola e o PSF local com o Programa Saúde na Escola.
Dentre os projetos que estão em andamento vamos dar ênfase neste relatório a alguns, embora outros também estejam sendo executados:
• Ano Cultural – as professoras de Português, Artes e Matemática trabalharam a vida e a obra de Zé Ramalho em sala de aula, resultando na construção de um blog da Escola e num documentário. Este ainda está em andamento.
• Se liga – com este programa estamos tendo uma respostas bastante positiva. Muitos alunos fora da faixa etária e que no diagnóstico inicial sequer conheciam as letras já estão lendo e construindo palavras e até mesmo frases.
• Xadrez – mesmo com dificuldade de apoio por parte de algumas professoras o instrutor de Xadrez tem conseguido estimular um número significativo de alunos a participar. Inclusive, um aluno de nossa escola foi premiado numa competição inter-escolas do pólo V recentemente.
• A Rádio Escola – que finalizou a poucos dias a etapa de treinamento de todas as equipes, cerca de 25, e que agora está no processo de reformulação da sua programação, com o objetivo de dar mais vida ao ambiente escolar e de ser, de fato, um espaço de consolidação do protagonismo juvenil.
• Projeto de Leitura – este projeto tem duas linhas de ação. Uma mais voltada a questão de gêneros textuais; e outra dirigida aos alunos que estão com dificuldades de desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático.

(Relatório das técnicas da Escola)
João Pessoa, Set / 2010

postado p Severina

Nenhum comentário:

Postar um comentário